Veja o que vai mudar no Pix em 2024

Uma nova funcionalidade entrará no ar ao longo deste ano com relação ao Pix. A finalidade é atingir um público mais amplo do que o débito automático, simplificando os acordos para as empresas. O Pix Automático será direcionado exclusivamente a pessoas jurídicas e está programado para ser lançado após testes em outubro de 2024. Uma resolução do Banco Central introduziu novas regras para uma modalidade inovadora do Pix, prevista para entrar em vigor em outubro de 2024.

Essa nova funcionalidade do Pix, denominada Pix Automático, trará a possibilidade de realizar pagamentos como contas de água, luz, mensalidades de faculdade e planos de saúde de forma automática, mediante prévia autorização do pagador. Com essa autorização, os débitos serão realizados de maneira automática.
Para as empresas que receberão os pagamentos, o Banco Central destaca os potenciais benefícios do Pix Automático, apontando para um aumento na eficiência, redução nos custos operacionais de cobrança e uma provável diminuição na inadimplência.

A partir do dia 24 de outubro de 2024, está prevista a disponibilização desse serviço tanto para pessoas físicas quanto para empresas. Os bancos que não cumprirem o prazo estabelecido e não demonstrarem eficiência no sistema poderão ser multados e sofrer outras sanções conforme as normas do Pix. Além disso, a resolução do Banco Central sobre pagamentos instantâneos também traz modificações em relação ao Pix Agendado. A principal mudança é a obrigatoriedade, a partir de outubro do próximo ano, do agendamento recorrente, que até então era facultativo.

Fonte: https://oestadoce.com.br/economia/veja-o-que-vai-mudar-no-pix-em-2024/

Postado em 05.01.2024.