Nossa História

Em 1923 Inácio Gomes Parente cria a associação Profissional dos Lojistas do Comércio de Fortaleza, com 11 associados, sendo este o primeiro passo para a constituição do SINDICATO DOS LOJISTAS No dia 23 de maio de 1933, importantes comerciantes da cidade, sob a liderança do empresário Inácio Gomes Parente, recebem numa memorável reunião a confirmação da instituição oficial do Sindicato dos Lojistas.

Em 12 de abril de 1944, a entidade foi reconhecida pelo Ministro do Estado dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio como Sindicato dos Lojistas do Comércio de Fortaleza.

Dando vida a seus fundadores, exaltamos as figuras de Inácio Gomes Parente, Aprígio Coelho de Araújo, Francisco Pires de Holanda, José Torres de Melo, entre outros que tiveram participação ativa na fundação do sindicato.

O SINDILOJAS viveu os primeiros tempos com a ajuda de seus diretores. Com pouco tempo, graças ao apoio recebido, pôde tornar-se um dos mais bem estruturados sindicatos do país, no setor do comércio. A primeira sede do sindicato, ficava localizada no Palácio do Comércio, na Praça Waldemar Falcão. Ali era o local, nos “Anos Dourados” (décadas de 50 e 60), onde se deliberavam medidas importantes em defesa da classe.

Na década de 70, cresce o desejo da classe em possuir sua sede própria. Foi com firmeza e união de toda a classe, que apoiada na determinação do ex-presidente José Romcy, em 16 outubro de 1987, o SINDILOJAS inaugurou sua atual sede.

O SINDILOJAS não para por aí. Pretende ultrapassar a barreira do milênio encorajando a classe lojista , buscando inspiração nesses homens que fizeram e fazem o sindicato, estimulando o nascimento de novas lideranças, somando esforços que elevem o nome do SINDILOJAS a um local de destaque , contribuindo de forma positiva para o desenvolvimento sócio-econômico de nosso país.

Moderna e bem equipada, a sede atual fica localizada na cobertura do Edifício Alvorada, na Rua Perboyre e Silva, bem no coração do Centro da Cidade. As modernas instalações do SINDILOJAS permitem uma maior integração da classe, como também promove a aproximação junto às diversas entidades representativas e a sociedade em geral.

A função principal do SINDILOJAS sempre foi a de servir como representante legal da categoria patronal do comércio lojista, junto a órgãos públicos. Sendo assim, a entidade sempre buscou empenho no sentido de garantir os direitos da categoria, em questões envolvendo dissídios coletivos e facultando ampla liberdade de trabalho.