Pix se consolida como principal meio de pagamento no NE

O Pix, sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central, começou a ser usado a pouco tempo, mas já é considerado o principal meio de pagamento por empresários do Nordeste. De acordo com pesquisa do Banco BS2, em parceria com o painel OpinionBox, a ferramenta já possui 70% de aceitação.
A tecnologia é apontada como principal meio de pagamento, acima do dinheiro (66%), cartão de débito (63%), cartão de crédito (59%), TED (49%) e DOC (34%). Os empresários da região ficaram em último lugar em relação a aceitação da tecnologia. O Sul (77%) lidera a lista de regiões, seguido pelo Sudeste (74%), Norte (73%) e Centro-Oeste (72%).

O estudo entrevistou virtualmente 1.034 pessoas no Brasil inteiro, acima de 18 anos, que trabalham de maneira autônoma, como MEI ou em empresas privadas que ocupem cargos de decisão. O levantamento, que foi realizado entre os dias 15 de outubro e 5 de novembro, também apontou que os empresários estão otimistas para suas empresas cadastrarem as chaves do Pix: 78% deles disseram que sua empresa deve fazer o cadastro do Pix. O Sul lidera o ranking de possíveis cadastros das chaves (81%), seguido pelo Norte (75%), Centro-Oeste (73%) e Sudeste (71%).

Vantagens
Entre as principais vantagens percebidas para que os empresários da região utilizem a nova plataforma de pagamentos estão a agilidade no recebimento de pagamentos (51%), menor custo e praticidade (50%), e a possibilidade de realizar e receber pagamentos a qualquer hora do dia (44%). Os empreendedores locais lideram o ranking de regiões que consideram a agilidade no recebimento de pagamentos como a maior vantagem do Pix.

“À medida que os empreendedores enxergam as vantagens que o Pix pode trazer para o seu negócio, principalmente na experiência de compra e na gestão de fluxo de caixa, eles não só tendem a aderir como a priorizá-lo. As primeiras semanas têm mostrado uma rápida adesão, principalmente em negócios digitais. Acreditamos que, a partir do conhecimento dos usuários sobre este novo meio de pagamento, tenhamos uma adesão rápida por parte das empresas. Isso deve facilitar a experiência nas vendas presenciais e a distância, resultando no aumento das vendas como um todo”, afirma Breno Guelman, Head do BS2 Empresas.

Quando o olhar recai sobre a utilidade da tecnologia no dia a dia das empresas, os empresários destacaram que provavelmente fariam o uso do Pix nas seguintes situações: receber pagamentos de clientes (49%), pagar fornecedores de uso diário (41%), pagar a compra de eletrônicos, equipamentos e maquinários (34%) e pagar os funcionários da empresa (33%). Os empresários da Região Norte foram os que mais apontaram o pagamento de fornecedores de uso diário como vantagem, assim como o pagamento de eletrônicos, equipamentos e maquinários.

O desconhecimento da tecnologia ainda é grande na categoria. Entre os entrevistados, metade (50%) dos entrevistados disseram conhecer bastante a tecnologia, seguido por 26% que conhecem parcialmente e 24% que falaram que conhecem pouco ou nada sobre a novidade. Ainda assim, a região lidera o ranking de conhecimento sobre a tecnologia.

Após a tecnologia ser apresentada para os entrevistados, os empresários regionais disseram que usarão o PIX com certeza ou provavelmente, com destaque para as regiões Norte (83%) e Centro Oeste (82%), seguidas pelo Sul (79%), Sudeste e Nordeste (71%).

Fonte: https://www.oestadoce.com.br/economia/pix-se-consolida-como-principal-meio-de-pagamento-no-ne/