Varejo prevê faturar em 2018 o mesmo que antes da crise

São Paulo. Para 2018, o varejo volta a crescer e a faturar o mesmo que o registrado antes dos anos de crise. Ao menos é isso o que prevê a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping).

A associação divulgou na manhã desta terça-feira (26) o resultado das vendas do ano e do período de Natal. As vendas em shopping no Brasil em 2017 atingiram R$ 147,5 bilhões, um aumento nominal de 5% sobre 2016, maior que os 4% esperado para o período.

> Vendas de Natal têm maior alta em 7 anos

Apenas o período de Natal movimentou R$ 51,2 bilhões em vendas, um crescimento de 6%.

De acordo com a entidade, alguns fatores contribuíram para tais números. Entre eles, os sinais de recuperação lenta e gradual do setor, o programa da liberação das contas inativas do FGTS, responsável por injetar R$ 44 bilhões na economia, e a redução da taxa básica de juros para 7%. Os dados foram apurados com 160 redes varejistas associadas à Alshop e confrontados dados de outras entidades representativas do varejo nacional de diversos segmentos.

Lojas

O segmento de lojas de shoppings voltou a crescer em 2017, tendo fechado este ano com 124 mil lojas, segundo dados da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

O número é 2% maior do que o registrado em 2016, quando houve queda do volume de pontos de venda em operação, mesmo com a inauguração de empreendimentos.

Em 2017, foram inaugurados 12 shoppings, sendo cinco nas capitais e sete no interior, “evidenciando o processo de interiorização nos últimos anos”, de acordo com a entidade. Segundo a Alshop, as aberturas geraram 20,6 mil novos empregos em 2017. “Na busca pela retomada do emprego, a indústria de shoppings mostra sua força”, observou Nabil Sahyoun, presidente da instituição.

Ele destaca ainda o número de empregos temporários gerados durante o período natalino. Foram 115 mil contratações temporárias, um aumento de 5% ante o registrado em 2016. De acordo com a associação, o varejo deve absorver cerca de 15% dessas contrações, substituindo funcionários que tenham apresentado desempenho insatisfatório ou então, já se planejando para eventuais expansões das redes.