Descomplique! – O que muda na sua vida com a Taxa Selic baixa?

A Selic, que é a taxa básica de juros da economia do Brasil, influencia as outras taxas de juros do país e ainda por cima afeta os preços dos produtos nos supermercados, o valor do combustível, e mexe até mesmo com a inflação. Quando o país está num momento de expansão e crescimento, a cada 45 dias o Comitê de Política Monetária (Copom), que é quem dá as cartas e decide os rumos que a Selic irá tomar, reduz a taxa de juros e facilita o crédito. Dessa maneira, mais pessoas conseguem ter acesso a empréstimos, podem adquirir financiamentos e assim aquecem a economia. Empresários podem investir mais em seus negócios e assim conseguem contratar mais pessoas, diminuindo, consequentemente, o emprego.

A taxa e o nosso dinheiro

Porém, como nem tudo é só felicidade –se fosse, teríamos uma Selic e uma inflação a 0%, e todos com dinheiro no bolso–, quanto mais pessoas com dinheiro no bolso, maior a disputa para comprar bens e serviços e, dessa forma, o valor começa a aumentar. Exatamente desse jeito que a inflação cresce também.

Se o país está precisando de um incentivo para crescer, o governo entende isso e faz com que essa taxa caia. Se sente que o mercado está superaquecido e os prestadores de serviço não estão mais dando conta da demanda, ele sobe a Selic e assim vai mantendo a nossa economia, numa eterna gangorra.

Como a Selic atinge o seu dia.

Ok! Até agora eu expliquei como funciona a Selic, mas não como ela afeta a sua vida. Vou mostrar o exemplo de uma dívida bancária. Se você fez um empréstimo há dois anos, essa taxa estava em 8,25% ao ano.

Continue lendo aqui: