Dia das Mães deve injetar R$ 14 bi em comércio e serviços

Sete em cada dez consumidores (73%) vão comprar presentes no Dia das Mães. Segundo estimativas do SPC Brasil e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), 109 milhões de brasileiros devem presentear alguém, o que deve injetar quase R$ 14 bilhões nos setores do comércio e serviços.

Embora o percentual de compradores seja elevado,   apenas 10% disseram que têm a intenção de desembolsar mais com os presentes. A maior parte (38%) planeja gastar a mesma quantia que em 2016, enquanto 27% pensam em diminuir a quantia.

Considerando a soma de todos os presentes adquiridos, o gasto médio do brasileiro no Dia das Mães deve girar em torno de R$ 127. Mais da metade (52%), contudo, não sabe o quanto irá gastar.

“De modo geral, a pesquisa demonstra que o brasileiro está cauteloso, mas ainda disposto a não deixar a data passar em branco”, diz o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.

A maioria (52%) dos consumidores ouvidos pela pesquisa acredita que os produtos estão mais caros do que em 2016, sendo a crise econômica (65%) o principal motivo mencionado. Há ainda 30% de entrevistados que creditam o aumento dos preços ao fato de ser uma data comemorativa. Apenas 5% estão com a percepção de preços mais baixos neste ano.

A pesquisa sinaliza que muitos dos consumidores que pretendem comprar presentes já extrapolaram o limite de endividamento. Três em cada dez (28%) declararam ter atualmente alguma conta em atraso. Além disso, 12% dos consumidores admitiram ter o hábito de gastar mais do que podem para presentear as mães e 3% chegaram a ficar com o nome sujo por causa das compras realizadas no ano passado.

https://www.metrojornal.com.br/economia/2017/05/05/dia-das-maes-deve-injetar-r-14-bi-em-comercio-e-servicos.html

 

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