Confiança do empresário cearense volta a cair, aponta Fecomércio

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Icec) caiu pela terceira vez seguida. A redução foi de 2,5% no bimestre março/abril, atingindo 96 pontos. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 11, pela Fecomércio. O componente Índice de Situação Presente teve redução de 5,8%, saindo dos 54,3 para os 51,2 pontos. Por outro lado, o Índice de Situação Futura teve melhora de 1,9%, passando de 126,1 pontos para 128,5. Conforme 75,7% dos entrevistados, a crise econômica está afetando negativamente seus setores. Já para 84,2%, as condições de suas empresas pioraram nos últimos sei meses.Mas a maioria, 77,6%, espera melhoria em seus negócios nos próximos seis meses. A previsão de crescimento nas vendas neste período é apontada por 91,3%. Conforme a Fecomércio, a queda na confiança afeta a intenção de investimentos. O Índice de Investimentos das Empresas teve retração de 7,7%, com 51,6% acreditando em redução no número de contratações e 90,7% com expectativa de diminuição dos estoques.