Comércio varejista do Ceará tem expansão 0,6% em maio

O comércio varejista comum cearense apresentou, em maio de 2017, o segundo crescimento consecutivo dentro do ano, com variação de 0,6% (ajustado sazonalmente), de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já na comparação com maio de 2016 foi registrada leve alta de 0,1%. No entanto, apesar dessas variações positivas, foi observada uma queda de 5,7% no acumulado até maio de 2017, comparada a igual período do ano anterior. Enquanto isso, no acumulado de 12 meses a queda foi maior, de 6,3%, influenciado pelos resultados negativos do final do ano anterior, revelando um ritmo de queda menos intenso.

Os dados fazem parte do Enfoque Econômico – Desempenho do comércio varejista cearense em maio de 2017, elaborado por Alexsandre Lira Cavalcante, analista de Políticas Públicas, e pelo estagiário Heitor Gabriel Silva Monteiro, ambos do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). No que diz respeito ao saldo de empregos do comércio, também em maio, foi verificada a quinta involução mensal consecutiva, num total de 1.171 vagas, ficando o acumulado no ano com fechamento de 6.825 postos, inferior ao registrado em igual período de 2016 (-8.725 vagas).

Empregos
Com o resultado, explica Alexsandre Cavalcante, o estoque de empregos formais no varejo cearense, corrigido pela Rais de 2015, registrou queda em maio de 0,45%, quando comparado a abril de 2017. Já com relação a dezembro de 2016, a queda foi de 2,56% e na comparação com o acumulado de 12 meses até maio de 2017 foi de 1,83%. “Com isso, é possível garantir que o ritmo de fechamento de postos de trabalho no comércio está desacelerando”, ressaltou.

O documento também revela que o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em maio de 2017, apresentou redução na arrecadação no varejo cearense de 6,82% em comparação ao mês imediatamente anterior, apesar do leve crescimento observado nas vendas. Com relação a maio de 2016 houve queda de 0,40%. No entanto, no acumulado deste ano foi observado uma alta de 0,98% na arrecadação desse imposto e que nos últimos 12 meses a variação foi positiva: 2,95%. O ICMS é um imposto captado na venda da mercadoria e no abastecimento de lojas, por isso, também é usado como indicador da dinâmica das vendas e do aquecimento do mercado, no curto prazo.