Banco Central reduz custo do cartão de crédito

A principal medida limita a tarifa de intercâmbio que é paga pelo credenciador do estabelecimento comercial ao emissor do cartão de débito

O custo das transações do cartão de débito podem ser reduzidos através de um pacote de ações lançado pelo Banco Central que visa também aumentar a eficiência dos meios de pagamento no varejo. A principal medida limita a tarifa de intercâmbio que é paga pelo credenciador do estabelecimento comercial ao emissor do cartão de débito.

Essa tarifa de intercâmbio para operações no débito será limitada em dois parâmetros: a média deverá ser de até 0,50% do valor da compra e a máxima em até 0,80%. A definição desses parâmetros, segundo o BC, tem como objetivo reduzir o custo do cartão de débito para o comércio.

Em nota, o banco argumenta que nos últimos oito anos essa tarifa aumentou de 0,79% da transação para 0,82%, enquanto a taxa de desconto caiu de 1,60% da transação para 1,45%.  “Para garantir que haja reduções adicionais nessas tarifas, o BC decidiu limitar o nível da tarifa de intercâmbio”, diz a nota.

A medida vale a partir de 1º de outubro deste ano. “Com a medida, a expectativa é que essa redução seja repassada pelo credenciador ao estabelecimento comercial e deste para o consumidor, por meio da concorrência e, também, da passibilidade de diferenciação de preços”, afirma o BC em nota. As informações são do portal InfoMoney.

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/online/banco-central-reduz-custo-do-cartao-de-credito-1.1914107

Assessoria Contábil – Sindilojas

Controlpax Contabilidade e Gestão Ltda.

Acesso rápido