PIB cearense cresce 0,96%; previsão para 2023 é de 1,33%

O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará, considerado a soma geral de tudo o que foi produzido no Estado, fechou 2022 com avanço de 0,96% em relação a 2021. O desempenho da economia cearense no quarto trimestre do ano passado foi de -0,70% na comparação com igual período do ano anterior, e de -1,68% em relação ao terceiro trimestre de 2022. O dado foi divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) nessa segunda-feira (20/03), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará.

Para 2023, a projeção do órgão é que o PIB cearense avance um pouco mais: 1,33%. Caso seja concretizada, este será avanço superior ao nacional (0,85%), previsto pelo último relatório Focus do Banco Central. Em dezembro, a expectativa para 2023 era de uma taxa de 2,19% para o PIB estadual, enquanto a nacional estimada chegava a 0,75%.

Dentre os três setores que compõem o PIB do Ceará estão a indústria, o setor de serviços e a agropecuária. O melhor resultado no Ceará ficou com a agropecuária, com crescimento de 7,70% em 2022, enquanto que o índice brasileiro foi de -1,7%. O setor de serviços, por sua vez, apresentou resultado positivo de 1,92%, contra 4,2% no nacional. Já a indústria cearense registrou queda de 6,28% no ano passado, contra 1,6% de elevação do índice nacional no mesmo ano.

O desempenho cearense nos três setores do PIB, em relação ao mesmo período de 2021, ficou em 9,51% para a agricultura; -7,48% para a indústria e 0,08% para serviços. Segundo o coordenador da equipe do IPEC, Nicolino Trompieri Neto, a agropecuária cearense encerrou o ano com crescimento em seu Valor Adicionado Bruto (VAB), na comparação com 2021 (7,70%) em termos reais. Ao longo do ano de 2022, o setor registrou desempenho positivo em todos os trimestres quando comparados a iguais período do ano anterior. No quarto período, a queda foi de – 9,51%.

O baixo desempenho do comércio é explicado pelas vendas do varejo ampliado que incluem, além do varejo comum, as vendas de Veículos e Materiais de construção. A atividade de Transporte, Armazenagem e Correios registrou alta pelo segundo ano consecutivo, finalizando 2022 com crescimento de 6,12%. Já os Serviços Prestados às Famílias também apresentaram crescimento expressivo de 8,21%, revelando uma aceleração em relação a alta observada no ano passado. Por fim, os Serviços de Alojamento e Alimentação apresentaram um crescimento bem expressivo de 16,81%, após dois anos de queda, revelando nítida tendência de recuperação pós-crise.

O economista Ricardo Coimbra, avalia que existia uma expectativa de crescimento do PIB do Ceará para o período maior que o registrado. “Interessante observar que tivemos crescimento significativo do setor agropecuário, seguido do de serviço, que poderia ter tido recuperação maior, mas não conseguiu gerar potencialidade de avanço de forma efetiva, o que demonstra que existe espaço maior para este ano. Já a indústria, teve impacto mais significativo, com queda, o que reflete processo de ritmo de queda da economia, sobretudo, no quarto trimestre do ano. A economia internacional com impacto sobre inflação acaba impactando nesse setor. Para 2023 é que tenhamos ritmo maior. Aguardamos se será efetivado, sobretudo o segmento de serviços, cujo potencial para o estado é significativo”, disse.

Fonte: https://oestadoce.com.br/economia/pib-cearense-cresce-096-previsao-para-2023-e-de-133/

Postado em 22.03.2023

Acesso rápido