Dia dos namorados impacta comércio de Fortaleza mesmo em meio a pandemia

O dia dos namorados de 2021, coincidiu com o início da reabertura do comércio em Fortaleza. O novo decreto governamental, válido até dia 13 de Junho, determina que os restaurantes podem ficar abertos até as 22h e o toque de recolher no estado começa apenas às 23h, desse modo, há tempo suficiente para celebrar o amor no dia 12 de Junho.

De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa é que a data comemorativa movimente cerca de R$ 1,8 bilhão no comércio varejista, uma alta de 29,4% se comparado ao mesmo período do ano passado, quando começaram as restrições devido a pandemia de Covid-19. A CNC informou, ainda, que o Dia dos Namorados é importante também para outros setores da economia, como a movimentação das redes de restaurantes.

Em diversos lugares do mundo a festa do amor é celebrada no dia 14 de Fevereiro, em homenagem à São Valentim, o bispo que, no passado, lutara contra as ordens do imperador que proibiu o casamento na época por acreditar que os solteiros se tornariam melhores combatentes de guerra. A história conta que ele continuou celebrando uniões e quando foi descoberto foi preso e condenado à morte, porém, na prisão, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e milagrosamente devolveu-lhe a visão.

No Brasil, o dia está intimamente ligado ao comércio, tendo sido criado pelo publicitário João Dória em 1948, com objetivo de melhorar as vendas de Junho, que geralmente eram baixas. O dia 12 foi escolhido por ser véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro do país. Atualmente, o dia 12 de Junho se tornou uma das datas mais importantes para a economia brasileira e já compete com outras datas marcantes como o Dia das crianças e o Dia das mães.

Para a estudante Lara Ferreira, 20, os efeitos do dia especial já estão sendo sentidos e nem sempre são tão agradáveis “Pensei em reservar um almoço, já que os jantares são sempre mais procurados, mas a realidade está sendo bem diferente” lamenta. Lara conta que a maior parte dos restaurantes já está com reservas esgotadas, mesmo fora do horário considerado “nobre”.

Por outro lado, no setor de vestuários, que pode chegar a movimentar R$797 milhões, promoções estão sendo feitas para atrair clientes e de acordo com Fábio Bentes, economista da CNC, é um momento de empolgação para os vendedores. Iuli Coelho, 21, dona da loja de produtos importados “Dákiti Monkey Store” desenvolveu uma estratégia para aumentar as vendas “Fizemos um sorteio no Instagram do nosso produto mais especial, o kit casal, o short feminino e masculino com estampas iguais”. Para Iuli, é importante lembrar que a crise sanitária ainda é perceptível nas vendas “Eu tenho uma expectativa boa, mas moderada, na situação em que estamos nem todo mundo tem como prioridade um presente pro dia dos namorados. Estou tendo uma procura boa, está sendo interessante, o sorteio me ajudou muito a ter mais movimento”, explica.

Estratégias de sorteios, como a da “Dákiti Monkey Store” e outros tipos de benefícios estão sendo desenvolvidas por diversos estabelecimentos no Ceará. A expectativa é que a atual “semi normalidade” de funcionamento possibilite um aumento de cerca de 10% na capital. Por isso, é necessário ficar atento ao horário de funcionamento dos estabelecimentos, de 10 às 19h para o comércio de rua e 12 às 22h para shoppings.

Por Yasmim Rodrigues,
sob supervisão dos
editores de economia

Fonte: https://oestadoce.com.br/geral/dia-dos-namorados-impacta-comercio-de-fortaleza-mesmo-em-meio-a-pandemia/