Crescimento como nosso novo normal (Cid Alves)

Podemos estar entrando num ciclo virtuoso pós-pandemia e não se trata de entusiasmo puro e simples. Basta acompanhar o trabalho daqueles que desejam ver o Ceará crescer. Muitos não poupam esforços para concretizar a meta, dos trabalhadores aos empresários, dos governos às instituições de classe.

O Sistema Fecomércio é um dos agentes na retomada da economia. Através do Sesc, disponibilizamos serviços para a população nas áreas de cultura, esporte e saúde (a Unidade Móvel, atualmente instalada em Maracanaú, para promoção e prevenção da saúde da mulher, é apenas um exemplo entre muitos). Já o Senac se mantém em sua qualidade de
preparar bem o trabalhador.

Para o empresário, disponibilizamos, por exemplo, benefícios de fomento ao negócio, como a facilidade na compra de veículos, em concessionárias parceiras.

Coisas estão acontecendo e elas nos fazem acreditar e trabalhar. Nossa maior concorrente, hoje, não é mais a pandemia, mas a inflação. Acreditamos que ela vai ceder. Sim, temos os problemas do preço dos combustíveis e do desemprego, mas estas variáveis podem ser neutralizadas, mantendo as atividades produtivas.

O mês de junho começou com a elevação (2,9 pontos de abril para maio) da confiança dos empresários da indústria, construção, serviços e comércio. Os números foram apresentados pelo Índice de Confiança Empresarial (ICE), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

As vendas do comércio varejista, no Ceará, apresentaram crescimento de 3,1%, de março para abril, conforme o IBGE. Do mesmo instituto temos o turismo crescendo 136% e registrando o melhor resultado do país, em 12 meses.

Estamos em pleno São João e em breve chegam as férias. Falta pouco para entrarmos num período de comemoração. Em agosto, o Dia dos Pais; Semana da Pátria, em setembro; na sequência, o Dia das Crianças e Dia de Nossa Senhora Aparecida e, nos últimos meses, a Black Friday, em novembro e, em dezembro, Natal e Réveillon.

Diante de tudo isso é possível acreditar e trabalhar para que o crescimento possa se tornar o nosso novo normal.

Cid Alves – Presidente em exercício do Sistema Fecomércio/CE

Fonte: Jornal O Povo