Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/sindiloj/public_html/site/wp-content/plugins/girohost-client/inc/basic_functions.php on line 251

A Importância da Praça do Ferreira para o Comércio de Fortaleza

O poder público passou a olhar com mais cuidado para o aspecto físico da capital quando a sede do estado passou a ser oficialmente a cidade de Fortaleza. Isso levou a demarcar espaços e a embelezar a cidadezinha nascente. A praça central foi objetivo de atenção pois nela convergiam os habitantes nas suas horas de folga. Não demorou que surgissem as primeiras lojas, emoldurando a Praça. O comércio, então, ajudava a cidade a dar os seus primeiros passos em busca do desenvolvimento.

Em 1842, sob proteção do Senhor Antônio Rodrigues Ferreira, foram feitos os primeiros melhoramentos.
Em meados de 1871, a praça receberia oficialmente o nome de Praça do Ferreira. Na mesma época, a praça se encontrava ajardinada e com quiosques nos quais se podia tomar um bom café de Baturité. Entre os quiosques funcionavam o Café Java, o Café do Comércio e o Café Elegante.

Somente em 1920 a Praça do Ferreira foi totalmente pavimentada e entregue a poder público como um ornamento definitivo da cidade. Ao redor da praça central surgiam os primeiros estabelecimentos comerciais.
Logo mais o comércio de Fortaleza experimentava um surto de progresso, que ficou conhecido como “La Belle Époque”.

Fonte: Livro O comércio varejista de Fortaleza, 2014 – Alberto Farias & Nila Ramalho

https://www.instagram.com/p/CdfwQ5IuWPA/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Postado em 13.05.2022.

Acesso rápido