Informativo Nº 041/2017  

Vem aí o Fórum Empresarial Lucratividade em Foco!

Não fique de fora desta oportunidade, venha adquirir conhecimentos, compartilhar experiências e vivenciar momentos, que o conduzirá às soluções, inovações e resultados.

Confira a programação e faça já sua inscrição: http://sindilojasfor.org.br/site/forum-empresarial/ 

---

Vem aí mais um benefício para associados Sindilojas Fortaleza

---

Atenção Lojistas!!!

MUDANÇA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Uma mudança no Código de Defesa do Consumidor – sancionada, na semana passada, de forma discreta pelo presidente Michel Temer -  obriga todo fornecedor de produtos e serviços à higienização de equipamentos colocados à disposição do cliente.

A proposta tramitava desde 2015 e foi apresentada pelo então senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), agora prefeito do Rio de Janeiro. Na justificativa, alegou que “carrinhos de supermercado e mouses e teclados em ´lan houses´ têm muitas bactérias”.

A Lei nº 13.486, de 3 de outubro de 2017, altera o art. 8º da Lei nº 8.078/1990, para acrescer que “o fornecedor deverá higienizar os equipamentos e utensílios utilizados no fornecimento de produtos ou serviços, ou colocados à disposição do consumidor, e informar, de maneira ostensiva e adequada, quando for o caso, sobre o risco de contaminação”.

A nova lei entrou em vigor desde 03 de outubro, data de sua publicação.

Fonte: Espaço Vital

---

Precisando emitir Certificação Digital!!!

---

Notícias...

Governo quer elevar alíquotas do PIS e Cofins

Governo quer elevar alíquotas do PIS e Cofins

O Ministério da Fazenda quer aumentar as alíquotas do PIS/Cofins para compensar as perdas de arrecadação com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que excluiu o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da base de cálculo desses tributos. A equipe econômica prepara uma Medida Provisória (MP) para elevar os percentuais dessas cobranças, com o objetivo de igualar …

Leia mais.

---
Consumo estimula a economia, mas pede amplo ajuste fiscal

Consumo estimula a economia, mas pede amplo ajuste fiscal

Com a recessão tecnicamente superada, após dois trimestres seguidos de crescimento, a economia brasileira apresenta sinais mais consistentes de recuperação. Assim, impulsionado pela alta no consumo e pela forte queda na inflação, o Produto Interno Bruto (PIB) do País encerrará 2017 com crescimento de 0,7%. A indústria, por sua vez, crescerá 0,8%, o primeiro resultado positivo desde 2013, segundo projeções …

Leia mais.

---
Após 6 quedas seguidas, mercado sobe estimativa de inflação para este ano

Após 6 quedas seguidas, mercado sobe estimativa de inflação para este ano

Após seis semanas seguidas de queda, economistas do mercado financeiro ouvidos pelo Banco Central na semana passada subiram a estimativa para a inflação em 2017. De acordo com o relatório conhecido como "focus", divulgado nesta segunda-feira (9) pelo BC, a inflação deste ano deve ficar em 2,98%, na mediana. No relatório anterior, os economistas estimavam que ela ficaria em 2,95%. …

Leia mais.

---
Pagamento de boletos já vencidos só em 2018

Pagamento de boletos já vencidos só em 2018

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) adiou para 2018 a implementação da segunda fase de uma plataforma que permitirá que boletos vencidos até R$ 2.000 sejam pagos em qualquer banco. Inicialmente, a liberação passaria a valer ontem, o que não ocorreu. O pagamento de contas atrasadas, em qualquer banco, é uma facilidade para o consumidor da chamada Nova Plataforma de …

Leia mais.

Siga nossas Redes Sociais!!!