Philip Kotler com sua abordagem didática resumiu muito bem algumas práticas do Marketing de Neandertal:
1-Equiparar marketing a vendas.
2-Enfatizar a conquista de clientes, e não a manutenção dos mesmos.
3-Tentar lucrar em cada transação em vez de lucrar gerenciando o valor do tempo de vida de um cliente.
4-Planejar cada ferramenta de comunicação separadamente em vez de integrá-la ao mix de marketing.
5-Vender simplesmente produtos em vez de tentar compreender e atender as reais necessidades dos clientes.
Antes de dizer que as ações de marketing não estão funcionando, ou que se está investindo sem retorno, veja se sua empresa não está adotando as mesmas práticas na tentativa de obter resultados diferentes. Peter Drucker foi além ao dizer que "o objetivo do marketing é tornar supérfulo o ato de vender", ou seja, utilizando o marketing como conceito empresarial, voltando a empresa para o mercado e para os clientes, pensando estrategicamente antes de criar um produto ou serviço, não utilizando o marketing apenas como ferramenta de venda para produtos que foram arremessados no mercado, o ato de vender se torna mais fácil.
Os seus clientes já estão no século XXI, inseridos em uma grande rede de informação, conteúdo e relacionamento. Se você quer encontrá-los, avance para a nova era.
Raquel Barros.