Varejo cearense registra avanço de 3% nas vendas

Fortaleza/Brasília. Em um dos meses mais promissores para o comércio cearense devido à movimentação gerada pelas festas juninas, o volume de vendas do varejo ampliado – que inclui os segmentos de material de construção e veículos, motocicletas, partes e peças – do Estado cresceu 3% em junho ante igual período do ano anterior, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada na manhã de ontem (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar do resultado positivo, o avanço está abaixo do registrado em maio ante igual mês de 2016, quando as vendas do varejo avançaram 4%. No primeiro semestre deste ano, entretanto, a variação ainda é negativa (-2%). Em 12 meses, o volume de vendas do varejo ampliado recuou 5,5%.

Dos 10 segmentos do varejo ampliado pesquisados para a composição da PMC, sete registraram números positivos nas vendas de junho ante junho de 2016. Foram eles Papelaria (27,8%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (14,6%); Material de construção (11%); Veículos, motocicletas, partes e peças (9,4%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,2%); Equipamentos e materiais de escritório (5,9%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com alta de 2%. O segmento de Eletrodomésticos, que integra o grupo Móveis e eletrodomésticos (-7,7%), teve alta de 10,5%.

Semestre

Além do grupo Móveis e eletrodomésticos, tiveram queda em junho os segmentos de Combustíveis e lubrificantes (-22,6%) e Tecidos, vestuário e calçados (-3,2%). No ano, considerando o período de janeiro a junho, os resultados positivos ficaram por conta de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (9,2%); Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (15,3%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico, com crescimento de 3,5%, e Material de construção, com alta de 14,7% ante igual período do ano anterior.

Brasil

No País, o volume de vendas do varejo ampliado teve alta de 2,5% em junho ante maio, que por sua vez registrou queda de 0,2%. Os veículos, motos e peças tiveram alta de 3,8%, enquanto os materiais de construção cresceram 1%. Já na comparação com o mês de junho de 2016, o varejo ampliado teve alta de 4,4%. No acumulado do ano, a alta é de 0,3%. Já no acumulado de 12 meses, o volume de vendas acumula queda de 4,1%.

Na passagem de maio para junho, seis das oito atividades do comércio varejista tiveram alta no volume de vendas, com destaque para os setores de tecidos, vestuário e calçados (5,4%) e de papelaria (4,5%).

Também anotaram alta os combustíveis e lubrificantes (1,2%), móveis e eletrodomésticos (2,2%), artigos farmacêuticos, médicos e de perfumaria (1,5%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,7%).

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/varejo-cearense-registra-avanco-de-3-nas-vendas-1.1805119

Acesso rápido