Confiança do empresário cearense sobre 9% entre setembro e outubro

A confiança do empresário cearense do comércio de bens, serviços e turismo subiu 9% no bimestre de setembro e outubro após cinco reduções seguidas. A alta foi puxada pelo índice de investimentos da empresa, que cresceu 17,7% de acordo com o índice de confiança do empresário do comércio de bens, serviços e turismo do estado do Ceará, divulgado esta quinta-feira (19).

Os índices de situação futura e de situação presente – componentes da taxa de confiança – contribuíram também para a melhora dos resultados, apresentando uma vanço de 6% e de 2,3% respectivamente.

No entanto, para 52,6% dos entrevistados as condições gerais da economia brasileiro tem piorado muito nos últimos 12 meses. Somente 40,2% acreditam que a situação ficou estável. Seguindo essa tendência, 56,2% dos empresários acham que as condições gerais do seu setor de atividade nos últimos seis meses pioraram em igual proporção. A percepção dos mesmo sobre a situação de suas empresas não foi diferente, com 45,3% afirmando que piorou muito nos últimos semestre.